Para fazer o tour de vídeo, veja o vídeo no final deste artigo.
Um ônibus de dois andares convertido em um luxuoso espaço de convivência para veículo recreativo provou que você não precisa ficar sentado esperando que seus sonhos se tornem realidade, porque você pode construí-los.
Adam Collier é um carpinteiro de 42 anos de Brighton, no Reino Unido, que não tem muita paciência para deixar as coisas acontecerem por conta própria.
O aventureiro Collier também é pai da filha adolescente Devan, com quem compartilha a paixão por surfar nas ondas que batem nas praias do país.
Sendo a pessoa independente que Colier é quando passou por um ônibus de dois andares no caminho para casa, ele já havia planejado a conversão completa.


Não convencido de que precisaria de quantias exorbitantes de dinheiro para criar o espaço móvel dos seus sonhos, o confiante carpinteiro estabeleceu um orçamento para si mesmo.
Determinado a provar que você não precisa ser rico para viver no luxo, ele apenas se permitiu uma quantia inicial de £ 10.000 para adquirir o ônibus e fazer uma reforma completa.
Embora o ônibus tivesse sido retirado de serviço recentemente e ainda fosse um bom corredor, havia muitos problemas estruturais que ele estava prestes a enfrentar se quisesse fazer isso direito.


Enquanto o ônibus de dois andares foi projetado para acomodar muitas pessoas, ele nunca foi projetado para se tornar uma casa completa sobre rodas.
A primeira coisa que precisava tirar eram os 42 assentos do chão, mas depois de arrancar os bancos e começar as reformas, rapidamente ficou claro que Collier teria um longo caminho pela frente.
Quando ele deu uma olhada atrás do painel para ver com que tipo de isolamento estava trabalhando, ele ficou surpreso ao descobrir que não havia nada sendo usado para isolamento.


Depois de preencher cada pedaço de espaço que conseguiu encontrar com isolamento de folha, o pai trabalhador começou a trabalhar em vigas de perfuração para reforçar a estrutura de sua casa em breve.
Um trabalhador solo no fundo, Colier assumiu todo o projeto sozinho, declarando em uma entrevista ao Amazing Spaces que ele queria que fosse feito da maneira certa e que tinha a capacidade de fazê-lo sozinho.
“Eu também sou um comerciante, então sabia como fazer tudo e não adiantava pedir ajuda a ninguém. Além disso, era meu projeto. Não podia esperar que outros compartilhassem do meu nível de entusiasmo.”
Embora houvesse muitos desafios em termos de desenho e encontrar os melhores materiais a um preço acessível, o artesão qualificado insistiu em cada detalhe até que a transformação de cair o queixo do ônibus fosse concluída.


Collier teve que usar algum projeto seriamente inteligente para conseguir o espaço que desejava, enquanto mantinha a maior parte do peso no convés inferior, sem falar na distribuição do peso.
De forma brilhante, ele colocou a área de jantar no andar inferior, na parte de trás do ônibus, onde havia eliminado os antigos assentos.
Usando espuma mais nova e “mais esponjosa”, ele fez almofadas grossas para as bancadas de jantar e estofadas em um verde brilhante e alegre. Quando não está em uso, a mesa de jantar dobra-se para um armazenamento fácil e contínuo e para abrir ainda mais espaço.


Para manter as coisas com uma aparência sofisticada e, ao mesmo tempo, manter sua função, Colier cobriu as paredes de seu ônibus com painéis de madeira macho e fêmea que criavam uma bela simetria e, ao mesmo tempo, mantinham o calor.
Para manter um pouco da nostalgia do ônibus de sua vida passada, o carpinteiro caprichoso deixou algumas coisas de lado.
Ele deixou sinalização antiga como a capacidade do ônibus e avisos para “Cuidado com a cabeça!”, Bem como os espelhos para o motorista poder monitorar os dois andares enquanto se move.


Para manter a distribuição de peso mesmo no convés inferior, Colier localizou sua cozinha entre a cabine do motorista e a área de jantar, mantendo-se bastante alinhada com parte do layout anterior do andar duplo.
Collier conseguiu comprar o ônibus por £ 4.500, quase metade de seu orçamento original para a conversão.
No meio de suas reformas, e depois de algumas surpresas infelizes (como um gerador quebrado), ele percebeu que eventualmente teria que ultrapassar seu orçamento, mas ainda queria manter os custos o mais acessíveis possível.


Collier é um homem teimoso, porém, e seu desejo de manter as despesas no mínimo estava em guerra com seu sonho de uma cozinha bela e totalmente funcional.
Quando você trabalha duro com um sonho, encontra um caminho, e esse ambicioso aventureiro fez exatamente isso.
Collier encontrou uma pequena cozinha muito barata para instalar em seu ônibus, completa com bastante espaço de armazenamento. Para adicionar um elemento de design, ele criou uma nova fachada para ele que combinava com sua mobília existente e anexou maçanetas cromadas para acessar o interior.


Segundo Colier, o elemento mais caro de sua cozinha é a bancada de madeira maciça.
“A parte mais cara dela [cozinha] era a bancada. A cozinha inteira custava amendoins, realmente.”
Nada mal para uma cozinha de trailer que, afirma Colier, é ainda maior do que a que ele tem em casa.
Da cozinha, você pode subir a escadaria íngreme original do ônibus que se abre para o que Colier reivindicou como um recanto de descanso.


Aqui, ele infundiu suas habilidades de estofamento com seu patriotismo no recanto que ele criou com o espaço para sentar acima da cabine do motorista, o lugar favorito de Adam para se sentar quando criança no icônico dois andares.
Collier conseguiu prestar atenção a todos os detalhes possíveis em sua nova casa longe de casa, incluindo trazer vida para o ônibus com o uso de plantas de interior bem colocadas.
Parece que não há absolutamente nada que o pai amante do surf tenha deixado de fora, incluindo dormitórios adequados para sua filha e qualquer pessoa que ela possa trazer.


Um corredor lindo e contínuo percorre toda a extensão do ônibus que leva às três camas, com bastante iluminação natural para abrir caminho desde as janelas do ônibus antigo.
Ao longo do corredor, você encontrará o que Colier chama de “orgulho e alegria” de seu projeto, as portas deslizantes do quarto deslizam sem esforço e ficam totalmente alinhadas com as paredes, fazendo com que pareça que nem mesmo estão lá quando fechadas.


Depois de abertas, as portas conduzem aos quartos de aparência serena que este mestre do comércio construiu à mão em torno das grandes janelas para o máximo apelo estético.
Collier conseguiu encaixar 3 quartos que acomodam 6 pessoas no convés superior do ônibus, instalando milagrosamente um beliche na parte de trás.


Após seis longos meses de trabalho árduo, frustração e entusiasmo, o surfista apaixonado teve seu tempo perfeito na praia para casa, pronto para ir sempre que ele e sua filha Devon sentissem vontade de pegar as ondas!


Então, depois de tudo dito e feito, o carpinteiro habilidoso e visionário foi capaz de manter seu orçamento de £ 10.000 para esta magnífica casa de férias em movimento?
Infelizmente, o preço do ônibus dos sonhos estava um pouco acima do que ele esperava.
Somados, o custo total da conversão desde a compra do ônibus até a tinta verde usada para fazê-lo arrasar, essa incrível reforma custou apenas cerca de £ 15.000, o que ainda é muito melhor do que as dezenas de milhares que teria custado a ele para comprar uma segunda casa.
Para ver o tour completo, confira o vídeo do Amazing Spaces abaixo!
Por favor, COMPARTILHE isso com seus amigos e familiares.